sexta-feira, 16 de março de 2007

No Shopping Trem tem!


O termo “Shopping Trem” nasceu por esse vagões, fruto da criatividade dos próprios vendedores ambulantes que ganham a vida vendendo os mais diversos produtos no trem. A variedade de produtos é tão grande que não poderia mesmo ganhar outra referência. É um misto de guloseimas, artigos de higiene, passatempos, revistas e utilitários mil. Quando você acha que já viu de tudo sendo vendido no trem, eles aparecem com uma novidade. Sem esquecer, é claro, dos pedintes e “artistas” - só esses merecem um capítulo em especial.

Os ambulantes, por sua vez, são mais conhecidos como “Marreteiros”. A polícia, que os persegue incansavelmente, é chamada de “Rapa” - quando eles pegam um marreteiro, rapam tudo sem dó nem piedade. Nessa hora, sobram xingos, revolta (da parte dos marreteiros) e muitos tapas na orelha (pelos policiais, é claro).

No Shopping Trem tem de tudo: balas, chicletes, doces, bolachas (doces e salgadas), salgadinhos, amendoim torrado na manteiga, paçoquinha, pastelzinho, balas de goma, barras de chocolates de todos os tipos, tamanhos e sabores, barras de cereais, castanha de cajú, refrigerante, cerveja, suco, água, Cds e DVDs piratas, caça-palavras e palavras-cruzadas, revistas de culinária (as mais diversas), de Língua Portuguesa, Matemática, tabuada, verbos, significados dos nomes, livros infantis, livros de piada, frases de pára-choque de caminhão, brinquedos, enfeites de cabelo, canetas e lapiseiras, presilhas e elásticos de cabelo, termômetros digitais, alicates de unha, rádio de pilha, ferramentas, fones de ouvido, borrachas para panelas de pressão, cadeados, pilhas, escovas de dente, limão, espremedor de laranjas... e muito, mas muito mais.

E é uma loucura! São, no mínimo, três deles ao mesmo tempo gritando no corredor dos vagões. Homens, mulheres, crianças, idosos, deficientes... todo o tipo de gente, ou melhor, todo o tipo de realidade que não aparece em novelas, filmes e Reality Shows por aí.