quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal! Feliz Ano-Novo!


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Maria Fumaça chega a São Roque

Já não era sem tempo! Finalmente São Roque, cidade interiorana que fica a cerca de 60 km da capital paulista, irá incrementar seus esforços turísticos com o bom e velho passeio de Maria Fumaça, como já existe tradicionalmente nas cidades de Jaguariúna (SP), Tiradentes (MG) e em Bento Gonçalves (RS).


A locomotiva tem tudo a ver com a cidade, que mantém aquele clima fresco de serra, vários pontos históricos e a fama de cidade do vinho, devido às tradicionais vinícolas ali instaladas. Paisagens naturais e tranquilidade não vão faltar por esses trilhos, ainda mais com a grande influência que a antiga Estrada de Ferro Sorocabana já exerceu naquela região em tempos idos. História pura!

A prefeitura da cidade adquiriu a Maria Fumaça no começo de novembro em nome do projeto Trem Turístico, que desde 1987 faz parte dos tópicos apontados pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de São Paulo para elevar São Roque à condição de Estância Turística.

A locomotiva custou cerca de R$ 400 mil e o passo seguinte será adquirir os vagões de passageiros. O percurso deve abranger a Estação Central de São Roque, Estação de Mairinque (cidade vizinha) e a Estação Canguera, que fica no circuito da rota do vinho. Estas, por sua vez, precisam de uma reforma para atender adequadamente ao projeto, e por isso a Maria Fumaça de São Roque só deve começar a soar os seus primeiros “PIUÍ” no segundo semestre de 2010.

A novidade deverá elevar bastante o número de visitantes. São Roque possui um clima agradável e acolhedor, além de combinar perfeitamente com o romantismo e a diversão que um passeio de Maria Fumaça sugere. Tomara que pessoas competentes se encarreguem de fazer com que o serviço seja rico e conquiste os turistas, como acontece em Bento Gonçalves, por exemplo.

Já tive o prazer inesquecível de passear na Maria Fumaça dessa lindíssima e cheia de história cidade gaúcha. O percurso, além de lindo, é muito divertido, com grupos musicais tocando a Tarantela e puxando a gente pra dançar no meio do vagão. Nas estações de bento Gonçalves, a festa também é garantida, com degustação de vinhos e queijos, além de mais música italiana. Portanto, a criatividade e a animação são pontos cruciais em um projeto como esse. Quando começar, venho aqui contar o gostinho que tem, tá bom?

Expresso Turístico, da CPTM, também deve passar por São Roque

Até que têm chegado boas notícias pelos trilhos de São Roque. Além da implantação do trem Turístico, São Roque deverá entrar no circuito do Expresso Turístico, programa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) cujo roteiro visa divulgar o turismo de municípios presentes na rota da ferrovia.

Pelo menos foi isso que o prefeito da cidade, Efaneu Nolasco Godinho, juntamente com o seu chefe da Divisão de Turismo Sandro Cobello e o deputado estadual João Caramez, foi pedir no dia 9 de outubro ao secretário adjunto da secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos João Paulo de Jesus Lopes, em reunião na sede da secretaria em São Paulo.

Na proposta, o expresso sairia da capital paulista pela linha Diamante (que vai da Estação Julio Prestes até Amador Bueno, em Itapevi), seguindo caminho até São Roque. O percurso prevê um passeio capaz de explorar três tipos de circuitos: do vinho, ecológico e cultural.

Eu, particularmente, vou torcer por isso. Seria ótimo para São Roque em termos de alavancar o turismo e também porque, com certeza, o passeio tem tudo pra ser muito agradável. Aquela região merece!