segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ao som de violinos


Na quinta-feira fiz uma viagem de trem diferente.

Não, calma! Não foi no Expresso Oriente (que já nem existe mais, infelizmente), foi por aqui mesmo, na linha C, o Jurubatuba .

Andei no trenzinho espanhol, aquele que só tem quatro vagões. Embora tenha sido uma viagem bem rápida, sabe o que marcou? Ter andado num trem limpo, com ar condicionado e ao som de violinos.

É isso mesmo. O trenzinho espanhol, embora transporte os mesmos passageiros da linha B (Itapevi à Julio Prestes e de outras linhas também, claro), possui um aspecto bem diferente. Ele é limpinho, bonito, tem ar condicionado e som ambiente. Nesse dia, viajamos ao som de violinos.

Aquilo me chamou muito a atenção. Primeiro por ter ouvido aquele som diferente, que você não ouve em lugar nenhum e jamais espera ouvir dentro de um trem. Segundo porque me fez refletir sobre outros aspectos daquele meio de transporte em particular.

Esse trenzinho, nos horários de pico, vai e volta extremamente lotado. Ele é pequeno, tem menos vagões e mesmo que o intervalo de tempo entre um e outro seja menor, ele ainda é insuficiente para transportar com o mínimo de dignidade todas essas pessoas que o utilizam diariamente. Há dias em que a estação de Osasco fica completamente tomada por pessoas à espera dele e que não conseguem entrar. No entanto, ele é limpo e bem mais conservado que o da linha B, por exemplo. Por que será?

O trem da linha B é feio, mas até que dá pra aturar. Sei que há linhas aí que, realmente, é um milagre que ainda circulem. Mesmo assim, é mal conservado, janelas tortas, quebradas, rabiscado e propagador de muitos, muitos chiados. Não é limpo, claro, mas também não é um chiqueiro. Mas me deixa “incucada” essa diferença de ambiente freqüentado, basicamente, pelo mesmo público. A mesma coisa eu observo no Metrô. Quanta diferença!

Os usuários do Metrô são os mesmos dos trens, e como é que ele (o Metrô) é tão bonitinho, gostosinho, limpinho e moderno? O que leva uma pessoa conservar um e contribuir para a deterioração do outro? Com o trenzinho da linha C é isso também...

Que pena que só por uma vez ou outra eu tenho o prazer de usar uma condução ao som de violinos. A chiadeira da linha B não é nada agradável assim, e nem tem ar condicionado. Mas anda né... então, sigamos em frente! A CPTM está renovando a frota aos pouquinhos, quem sabe um dia chega a nossa vez.

Nenhum comentário: